quarta-feira, junho 07, 2006

Fatores que, se acredita, podem detonar a fibromialgia

A causa específica da fibromialgia é desconhecida. No entanto, médicos acreditam que uma série de fatores pode contribuir. Esses fatores podem incluir:

1. Mudanças químicas no cérebro. Algumas pessoas com fibromialgia parecem ter alterações na regulação de certas partes químicas do cérebro, chamadas neurotransmissores. Isso pode ser particularmente verdade para a serotonina — que está ligada à depressão, dores de cabeça e problemas gastrointestinais — e à substância P, um químico cerebral associado à dor, estresse e ansiedade, como também à depressão.

2. Dificuldades para dormir. Alguns pesquisadores teorizam que os padrões de distúrbio do sono podem ser a causa ao invés de um sintoma da fibromialgia.

3. Contusão. Uma contusão ou trauma, particularmente na região superior da espinha, pode provocar o desenvolvimento da fibromialgia, em algumas pessoas.

4. Infecção. Alguns pesquisadores acreditam que uma infecção viral ou bacteriana pode provocar o aparecimento da fibromialgia.

5. Anormalidades do sistema nervoso autônomo (simpático). Seu sistema nervoso autônomo é dividido em sistemas simpático e parassimpático. Seu sistema nervoso simpático libera norepinefrina (noradrenalina) e influencia a liberação da epinefrina (adrenalina) da glândula adrenal. O sistema nervoso simpático também controla funções do corpo que você não controla conscientemente, como as batidas do coração, contração das veias, suor, saliva e movimentos intestinais.

6. Mudanças no metabolismo muscular. Por exemplo, descondicionamento e diminuição do fluxo de sangue pode contribuir para diminuir as forças e provocar fadiga. Alterações nas substâncias hormonais, no metabolismo e anormalidades, pode ter um papel no desenvolvimento da fibromialgia.

7. Estresse Psicológico e mudanças hormonais também podem causar fibromialgia.

Fonte: Fibromyalgia - Causes - Mayo Clinic

|