quarta-feira, junho 14, 2006

A hora de acordar!

Sei que prometi escrever sobre aspartame, mas andei muito cansada esses dias, e esse é um tema que só quero abordar fazendo uma extensa pesquisa.

Como sempre, hoje eu acordei absolutamente exausta. Aliás, essa foi uma das principais dicas de que algo estava errado comigo, no começo. Sempre culpei a minha má postura pelas dores que foram aparecendo, mas não conseguia entender como vivia tão cansada, especialmente ao acordar.

Sempre fui muito energética, acordava de um pulo, tomava banho, vestia a roupa e ia pra academia, malhar. Isso às 6 da manhã, no máximo, às vezes até antes.

Quando mudei pra Suécia, fazia tanto frio, que eu achava que o cansaço matinal era preguiça mesmo, mas aqui me parecia estranho. Há cerca de um ano, principalmente, com o maior desenvolviento da fibro, acordar passou a ser quase uma tortura.

Então aprendi a mudar meus horários (ainda bem que tenho essa possibilidade). Hoje mesmo, acordei parecendo que tinha 200 quilos, um peso enorme nas pernas, um cansaço como se tivesse carregado o colchão nas costas, toda a noite.

Mas, aos poucos, vai melhorando e, no meio do dia, estou me sentindo bem melhor. Então, aprendi que minha hora de malhação, tem que ser lá pelas 2, 3 da tarde. Se tivesse trabalhando com um emprego fixo, iria tentar malhar ao meio dia, na hora do almoço, porque à noite também já me sinto muito cansada, novamente.

Enfim, cada dia que passa, aprendo que viver com fibromialgia e aprender a lidar com ela, passo a passo, observando meus novos ritmos e limites. Fazendo isso, me sinto bem sob controle do que está acontecendo!

Imagem: "Woman Awakening", de Eva Gonzales, 1876.

|