domingo, junho 18, 2006

Minhas dicas para viver com fibro

Estou tentando fazer o post sobre aspartame pra amanhã, enquanto isso, pensei em deixar, aqui, algumas das minhas dicas, coisinhas que tenho feito instintivamente, ou beaseada em artigos que li, para amenizar a fibro (algumas delas são boas pra todo mundo!). São coisas práticas, não relacionadas com a postura emocional que a gente precisa ter em relação à doença, mas como dar uma forcinha ao corpo...

1. Li em algum lugar que não se deve comer nada que sua tataravó não reconheça como "comida". Todos esses quimicos, estão destruindo nosso sistema imunológico e provocando o desenvolvimento de doenças, como a fibromialgia, entre outras coisas. Não é fácil, mas tô tentando. Muita fruta e vegetal, tudo orgânico, pães integrais e frescos, sem conservantes etc. Aliás, excesso de açúcar, cafeína e carboidrato é um veneno. Li também que se deve evitar soja. Parece difícil, nessa vida agitadíssima da gente, mas acreditem, pior é desenvoovel um problema crônico como a fibro. Nunca fui "natureba", sempre adorei comer umas porcarias como cachorro-quente, sonho de padaria, muita pizza, mas hoje em dia me arrependo muito e acho que teria valido a pena investir numa melhor alimentação, há muito tempo.

2. Nem preciso dizer que ei abandonei totalmente o aspartame, né? tolerância zero. Bem uma gotinha e leio bem todos os rótulos no supermercado. Aqui, existem refigerantes (Coca-cola e Seven Up) e mais um delicioso suco de Cranberry, feitos com Splenda, que é menos ruim. Evito ao máximo tomar, especialmente os refrigerantes, por causa d cafeína que cortei totalmente (é péssimo pra fibromialgia), mas quando estou desesperada por algo do tipo (sou viciada em refigerante!), tomo um pouco de gatorade ou um desses produtos com Splenda.

3. Meus pés sçao os mais sensíveis e onde concentram-se minhas maiores dores, há muitos anos. Então, comprei umas meias de microfibra que são deliciosas (aquelas meias brancas, de atleta, doem nos meus pés). Também cuido bem no banho e faço umas massagens antes de dormir. Durante o dia, estou sempre de pantufas que são fofinhas e durmor com umas meias nem grossas e bem fofas. Parece bvobagem, mas faz um efeito tremento pra mim.

4. Investi em dois massageadores que são ma-ra-vi-lho-sos, além de baratos e que dá pra gente usar sozinhas, em casa. Prometi pra Juci que iria colocar as fotos e links e taí. Um deles é o "HoMedics SM-100 Therapist Select Kneading Shiatsu Massager with Head-Rest" (US$ 23.87) que parece um travesseiro, é fantástico, a gente deita nele e parece que tem dois "dedinhos" massageando a nuca, uma delícia... também dá pra ir passando nas pernas, nos pés, no braço, mas aí, eu acho que funciona menos. O outro é esse "Homedics PA-100 Therapist Select Percussion Massager, Variable Speed", (US$ $32.88)um massageador fortíssimo, que é maravilhoso pra passar pelo corpo todo. Uso sempre nos braços, costas, coxas, nas pernas e nos pés, que me incomodam muito. Como o "braço" dele é longo, dá pra passar sozinha nas costas, quase todas.

5. Bom, tem os massageadores de luxo, que hoje em dia, são meus objetos absolutos de consumo, testei todos que são encostos de cadeira, nas lojas Linens'Things e na Brookstone e acho que o que mais funciona é esse aqui, nem é tão absurdamente caro, mas já gastei muito, vou aguardar mais pra comprar o meu. Mas caro MESMO é esse massageador de pernas, que é um SONHO e cista 400 dólares e, claro, aquelas cadeiras de massagem (horrrosas, mas divinas para o que se propõe), que custam mais de US$ 4.000 e jamais virão aqui pra casa... hehehehehe...

6. Comprei um DVD que vem com duas bolinhas pra fazer massagens. O DVD é meio chato, por isso, estou tentando decorar cada passo a ser dado, pra evitar ouvir a voz da moça irritante, mas realmente as boltinhas usadas na coluna e no bumbum ajudam muito a aliviar as tensões e isso, é pra qualquer pessoa, né? não só quem tem fibro.

6.Banhos são uma benção. Quando estou me sentindo meio derrubada, vou lá no chuveriro, com água bem quentinha, passo um bom tempo (acho ainda melhor que a banheira, porque o jato forte massageia bem). Aí uson exfoliante, óleos, hidratantes pós banho. Me paparicar ajuda muito a melhorar minha auto-estima.

7. E, claro, o de sempre, exercícios, yoga, meditação, caminhadas. É fundamental, sem isso a gente piora consideravelmente. Na minha academia tem sauna, e eu sempre faço, depois dos exercícios, pra relaxar. Como acordo estupidamente cansada e me sentindo inchada, deixo a malhação para mais tarde, umas 2 da tarde (porue aqui não está tão quente e a academia tem ar condicionado, claro!). Aliás, piscina sempre ajuda, também!

8. Só levanto da cama depois de uma boa espreguiçada, e alongamento especialmente dos pés epernas.

9. Acho que tomar chá de camomila antes de dormir deve ajudar muito, mas devo confessar que nunca me lembro :-( nem precisa falar que descanso é fundamental e um bom sono é reparador.

10. Meu médico, claro, não confia em vitaminas, mas meu marido, nutricionista, com PhD acredita piamente que elas ajudam já que os porodutos que consumimos, hoje, já não são tão completos. As vitaminas que estou tomando são: Multivitaminina, Flex seed oil (que é Ômega 3 para vegetarianos, com origem vegetal, ao invés de peixe), vitimainas E, B6, B12, Gingko Biloba, ácido fólico, magnesium, manganês e acetyl-L-Carnitine (que dá energia). Muitos eu já tomava, passados por Ted (que também toma) e outros, como o último, passei a usar agora por causa da fibro. De vez em qundo acrescento Ginseng ou echinacia.

11. Numa loja de produtos naturais, comprei aquelas bolinhas homeopáticas: arnica montana 30c, para dores musculares e Zincun metallicum para o incômodo nas pernas, mas, pra dizer a verdade, ainda não tô usando, porque requer muita disciplinca e eu comecei esquecendo sempre, Vou ver se recomeço em breve. Também comprei uma pomada de arnica pra usar nos meus pés, quando doem muito, mas não acho que adianta de nada.

12. Tomei iboprufen, Aleeve, aspirina, Dorflex e Sedilax (brasileiros), nada adianta pras dores, aí parei com todos analgésicos, porque me parece totalmente desnecessário. Quando estava com muuta dor de cabeça, usei umas compressas de gel, que até aliviram um pouco, gente bota antes de dormir e elas ficam geladinhas, mas não achei nenhuma aqui pra dar o nome. Ando sempre, na bolsa, com um "Head On", uma espécie de pomada pra colocar na testa que esfria e acrdito que dá um pequeno alívio.

13. Porque meus olhos são extremamente secos, sempre irritados (e a boca também é bastante seca, seguindo o médico, eu não tinha nem percebido), existe a possibilidade da fibromialgia estar relacionada Síndrome de Sjogren, por isos, uso colirios hidratantes... deveria ser três vezes ao dia, mas confesso que só lembro de usar uma, mas ou tentar me comportar melhor... hehehehe... o que eu me dei melhor foi o "TheraTears".

14. Ainda bem que não tenho nenhuma insônia, basta deitar ma cama que já estou dormindo. Mas, se quiser dormir realmente bem, a noite toda, sem acordar às vezes, tomo um Lexotan, mas muito raramente, talvez uma vez por semana ou menos.

15. Não tomo mais nada, nem anti-depressivo (meu anti-depressivo é a endorfina, na malhação!), nem medicamentos usados pra tentar controlar a fibro. Para esse problema dos olhos o médico desse que poderia passar um remédio anti-malária que tem funcionado bem, mas tem de tomar sempre... imagina? estou tentando evitar ou protelar o uso de medicamento ao máximo. Numa doença crônica, o problema do uso de medicamentos é ter de aumentar sempre mais a dose...

Enfim, essas são as dicas que eu lembro, além das de sempre, claro, ter uma visão positiva, não se ver como "um ser com fibromialgia", não pensar tanto na doença, encarar cada dor uma a uma, dia a dia. Se cuidar sempre, como eu tô fazendo, mas sem ter pena da gente.

Minha vida é maravilhosa, estou cercada de gente que me adora, aqui na minha casa, e me dá todo apoio, não vou ficar pensando nas dores e cansaço, vou lidando com eles à medida que eles vêem.

Alguém teria mais dicas pra compartilhar com a gente, aqui???

|