Minhas dicas para viver com fibro

1. Li em algum lugar que não se deve comer nada que sua tataravó não reconheça como "comida". Todos esses quimicos, estão destruindo nosso sistema imunológico e provocando o desenvolvimento de doenças, como a fibromialgia, entre outras coisas. Não é fácil, mas tô tentando. Muita fruta e vegetal, tudo orgânico, pães integrais e frescos, sem conservantes etc. Aliás, excesso de açúcar, cafeína e carboidrato é um veneno. Li também que se deve evitar soja. Parece difícil, nessa vida agitadíssima da gente, mas acreditem, pior é desenvoovel um problema crônico como a fibro. Nunca fui "natureba", sempre adorei comer umas porcarias como cachorro-quente, sonho de padaria, muita pizza, mas hoje em dia me arrependo muito e acho que teria valido a pena investir numa melhor alimentação, há muito tempo.

3. Meus pés sçao os mais sensíveis e onde concentram-se minhas maiores dores, há muitos anos. Então, comprei umas meias de microfibra que são deliciosas (aquelas meias brancas, de atleta, doem nos meus pés). Também cuido bem no banho e faço umas massagens antes de dormir. Durante o dia, estou sempre de pantufas que são fofinhas e durmor com umas meias nem grossas e bem fofas. Parece bvobagem, mas faz um efeito tremento pra mim.

5. Bom, tem os massageadores de luxo, que hoje em dia, são meus objetos absolutos de consumo, testei todos que são encostos de cadeira, nas lojas Linens'Things e na Brookstone e acho que o que mais funciona é esse aqui, nem é tão absurdamente caro, mas já gastei muito, vou aguardar mais pra comprar o meu. Mas caro MESMO é esse massageador de pernas, que é um SONHO e cista 400 dólares e, claro, aquelas cadeiras de massagem (horrrosas, mas divinas para o que se propõe), que custam mais de US$ 4.000 e jamais virão aqui pra casa... hehehehehe...

6.Banhos são uma benção. Quando estou me sentindo meio derrubada, vou lá no chuveriro, com água bem quentinha, passo um bom tempo (acho ainda melhor que a banheira, porque o jato forte massageia bem). Aí uson exfoliante, óleos, hidratantes pós banho. Me paparicar ajuda muito a melhorar minha auto-estima.
7. E, claro, o de sempre, exercícios, yoga, meditação, caminhadas. É fundamental, sem isso a gente piora consideravelmente. Na minha academia tem sauna, e eu sempre faço, depois dos exercícios, pra relaxar. Como acordo estupidamente cansada e me sentindo inchada, deixo a malhação para mais tarde, umas 2 da tarde (porue aqui não está tão quente e a academia tem ar condicionado, claro!). Aliás, piscina sempre ajuda, também!

9. Acho que tomar chá de camomila antes de dormir deve ajudar muito, mas devo confessar que nunca me lembro :-( nem precisa falar que descanso é fundamental e um bom sono é reparador.
10. Meu médico, claro, não confia em vitaminas, mas meu marido, nutricionista, com PhD acredita piamente que elas ajudam já que os porodutos que consumimos, hoje, já não são tão completos. As vitaminas que estou tomando são: Multivitaminina, Flex seed oil (que é Ômega 3 para vegetarianos, com origem vegetal, ao invés de peixe), vitimainas E, B6, B12, Gingko Biloba, ácido fólico, magnesium, manganês e acetyl-L-Carnitine (que dá energia). Muitos eu já tomava, passados por Ted (que também toma) e outros, como o último, passei a usar agora por causa da fibro. De vez em qundo acrescento Ginseng ou echinacia.
11. Numa loja de produtos naturais, comprei aquelas bolinhas homeopáticas: arnica montana 30c, para dores musculares e Zincun metallicum para o incômodo nas pernas, mas, pra dizer a verdade, ainda não tô usando, porque requer muita disciplinca e eu comecei esquecendo sempre, Vou ver se recomeço em breve. Também comprei uma pomada de arnica pra usar nos meus pés, quando doem muito, mas não acho que adianta de nada.

13. Porque meus olhos são extremamente secos, sempre irritados (e a boca também é bastante seca, seguindo o médico, eu não tinha nem percebido), existe a possibilidade da fibromialgia estar relacionada Síndrome de Sjogren, por isos, uso colirios hidratantes... deveria ser três vezes ao dia, mas confesso que só lembro de usar uma, mas ou tentar me comportar melhor... hehehehe... o que eu me dei melhor foi o "TheraTears".
14. Ainda bem que não tenho nenhuma insônia, basta deitar ma cama que já estou dormindo. Mas, se quiser dormir realmente bem, a noite toda, sem acordar às vezes, tomo um Lexotan, mas muito raramente, talvez uma vez por semana ou menos.
15. Não tomo mais nada, nem anti-depressivo (meu anti-depressivo é a endorfina, na malhação!), nem medicamentos usados pra tentar controlar a fibro. Para esse problema dos olhos o médico desse que poderia passar um remédio anti-malária que tem funcionado bem, mas tem de tomar sempre... imagina? estou tentando evitar ou protelar o uso de medicamento ao máximo. Numa doença crônica, o problema do uso de medicamentos é ter de aumentar sempre mais a dose...
Enfim, essas são as dicas que eu lembro, além das de sempre, claro, ter uma visão positiva, não se ver como "um ser com fibromialgia", não pensar tanto na doença, encarar cada dor uma a uma, dia a dia. Se cuidar sempre, como eu tô fazendo, mas sem ter pena da gente.
Minha vida é maravilhosa, estou cercada de gente que me adora, aqui na minha casa, e me dá todo apoio, não vou ficar pensando nas dores e cansaço, vou lidando com eles à medida que eles vêem.
Alguém teria mais dicas pra compartilhar com a gente, aqui???
<< Home