sexta-feira, fevereiro 09, 2007

A Arte como Terapia

Essa foi uma mensagem que eu recebi da Leonor, de Portugal e resolvi postar aqui no blog:


'Ando tão cansada"... é, Denise, só uma fibromiálgica pode entender uma fibromialgica. Meu nome é Leonor e para os amigos Leo. Sou fibromiálgica desde 1995. Pertenço à associação www.myos.pt em Portugal.

A arte como terapia

«Era uma vez...num dia qualquer, manhosamente o meu corpo doía; os músculos estavam tensos e frouxos como uma marionete; a visão sugeria enlameada; a pele que vestia o meu corpo, parecia habitada por seres invisíveis num vaivém frenético, e ardia; a fadiga reinava por imposição...»

Ouvimos frequentemente frases como “a música é a minha terapia”, o teatro é a minha vida”, “só sei viver pintando”.

Afirmações como estas, ouvidas ora de profissionais, ora de simples amadores, ecoam a meu ver, como indicadores de que a arte é um veículo promotor da expressão dos sentimentos e emoções, e porque não também um bafo de “vitaminas regeneradoras” para quem sofre de doenças crónicas sejam elas físicas ou psíquicas.

Comigo aconteceu assim, foi através da expressão plástica, que encontrei o caminho para suportar e combater o percurso da Fibromialgia, e por estranho que pareça, descobri novos estádios de adaptação inerentes à dor crónica, para além do sentimento entusiástico que conquistei, na descoberta de uma nova, “intelectualidade”, que transformo em palavras de papel cor e tinta»

Este foi o meu testemunho há uns anos.

Entretanto fiz um programa de cardio-fitness num ginásio durante dois anos com uma grande amiga brasileira Clarissa Printes que tem desenvolvido um grande trabalho para fibromialgicos e na associação aqui em Portugal.

Leo

Imagem:
Quadro da Leo.

|