sexta-feira, junho 23, 2006

Cachorrinho ajuda a aliviar a dor


Várias pesquisas já confirmaram que quem tem um animal de estimação vive melhor. Eles podem ser grandes companheiros e, alguns, até são usados em tratamentos médicos.

Mas, achei muito interessante esse artigo que foi publicado, hoje. A americana Nancy Gordon, encontrou alívio para as dores da fibromialgia, com seu cão da raça Xoloitzcuintli, esse peladinho aí.

Conhecido por seu intenso calor no corpo, os Xolostem sido usados como terapia de saúde por séculos. "Eu coloquei meu pulso sob sua barriga, onde eu estava sentindo dor," disse Nancy, que vive na California. "Após cerca de 15 minutos, minha dor tinha aliviado."

Um estudo da UCLA encontrou que os proprietários de cachorros precisaram de menos cuidados médicos relacionados a dores induzidas por estresse, do que as pessoas que não têm cães. E um estudo, do Hospital da Cidade de Nova York, afirma que os pacientes cardíacos que tem animais de estimação, têm mais probabilidade de viver mais que os que não tem - até um ano mais, após deixar o hospital.

Nancy Gordon, que chama seu bichinho de "Toaster" (torradeira) criou a X-CPR (Xolos – Chronic Pain Relief), uma organização pra divulgar os benefícios dos xolos pra quem sofre de dor crônica.

Ai, eu posso imaginar, como seria maravilhoso ter um cãozinho desses abraçadinho com a gente, na hora que os músculos estão se rebelando... e a idéia é tão mais agradável e amorosa que uma bolsa de água quente.

Os xolos já eram considerados cães sagrados, pelos Astecas que acreditam que eles eram necessários para "guiar a alma do mestre após a morte", muitas vezes encontraram ossos dos xolos em tumbas. Histórias falam do seu poder de cura. Provavelmente relacioando ao alívio que seu corpo (cuja temperatura média é de 40 graus) proporcionava às dores desde então. A imagem mais antiga dos xolos data de mais de 3500 anos atrás.

Ainda assim, a raça esteve quase em extinção e ainda é raríssima. Mais uma prova de que não é beleza que põe mesa...


Fonte:
Heat-generating dogs treat fibromyalgia pain in humans

|